<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5143368114323322539\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira3.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com/\x26vt\x3d2953827995889710580', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Lançamento do livro "O Verão Selvagem dos Teus Olhos"

quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Novo livro de Ana Teresa Pereira que acaba de ser editado pela Relógio D’ Água. Escritora que nasceu no Funchal, já publicou mais de duas dezenas de livros, integrando-se por mérito próprio no contexto da literatura portuguesa actual com muitas referências e críticas favoráveis ao seu singular percurso literário.

O livro continua uma história sem fim como num “jogo de máscaras e de espelhos”, mas onde tudo “é sagrado”, diz ainda Ana Teresa Pereira ao JL .
Fonte: JM 26/11/08

 
 

ë Novo livro dá a conhecer a "Lapinha do Caseiro"

terça-feira, 25 de novembro de 2008
A obra "Lapinha do Caseiro" divulga a obra artesanal do bisavô de Herberto Helder.

Obra que dá a conhecer as peças artesanais criadas por Francisco Ferreira, bisavô do poeta Herberto Helder, com uma tiragem de 1500 exemplares, e ilustrado com mais de 90 fotografias pelo madeirense Ricardo Jardim.

As fotografias ilustram bem a criatividade e o talento de Francisco Ferreira, expressas nas diversas personagens que constituíam a '"apinha do Caseiro'" durante muitas décadas uma referência do artesanato criado na Madeira.

Nascido em 1848 na freguesia do Monte, o bisavô de Herberto Helder era conhecido como "O Caseiro" por ter sido feitor de uns terrenos que as freiras de Santa Clara possuíam" naquela localidade.

Conforme explica o livro, a obra mais famosa deste escultor autodidacta era o grande presépio que, além de representações bíblicas, "incluía personagens e figuras típicas madeirenses, motivos paisagísticos e artefactos da ilha, trabalhados em madeira de cedro e cortiça, pintados com pigmentos naturais fabricados por si". A lapinha era visitada durante todo o ano, e muito especialmente no Natal.

O artesão morreu em 1931, com 82 anos, mas a família manteve a lapinha aberta aos visitantes. Em 1973, as figuras foram salvas de um incêndio.

Já em 2006 noticiámos o facto de estar em preparação o livro agora editado, com o apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC). Como prometido, a obra inclui dois poemas de Herberto, um dos quais escrito propositadamente para esta obra, mas que, devido ao atraso na sua publicação, já surgiu também no último livro do poeta, "A Faca Não Corta o Fogo" (também editado pela 'Assírio').

O editor Manuel Rosa, da 'Assírio', disse ao DIÁRIO não estar previsto um lançamento oficial do livro. À semelhança do que fez para o nosso artigo em 2006, Manuel Rosa enfatizou, não só na qualidade de editor mas também de artista plástico, a "força criativa intensa e primitiva" que caracteriza estas figuras, as quais, em seu entender, ultrapassam o âmbito da arte 'naïf' e que marcaram Herberto Helder, influenciando textos seus.

Por seu turno, o director regional dos Assuntos Culturais disse-nos que o projecto interessou à DRAC desde o início. "A 'Assírio & Alvim' garantia uma edição de qualidade". O livro traduz "a dimensão etnográfica muito particular" da obra de Francisco Ferreira, considerou João Henrique Silva.

Por outro lado, o vínculo a Herberto Helder "constitui uma mais-valia para esta edição, justificando a inserção dos poemas".
Um bem haja, ao Diário de Notícias da Madeira (Fonte)
25/11/2008

 
 

ë Novo número de “Aprendiz de Arquivo”

sexta-feira, 21 de novembro de 2008
O Serviço Educativo do Arquivo Regional da Madeira lançou o número 5 do jornal “Aprendiz de Arquivo", publicação bi-anual

Edição gratuita em todas as escolas do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e do ensino secundário da Região.
Disponível na recepção e na sala de leitura do Arquivo Regional da Madeira.

Destaque para as actividades Maleta Pedagógica e Ateliê Aprendiz de Arquivo, e ainda, o Serviço de Conservação e Restauro, os fundos privados do ARM e revela-se um pouco da História desta instituição com 77 anos.

Fonte: JM 21/11/08
Consulta online

 
 

ë Apresentação do livro “Jardins do Mundo: Discursos e Práticas”,

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O livro “Jardins do Mundo: Discursos e Práticas”, lançado no passado dia 13 em Lisboa, vai ser apresentado hoje às 18h00, no Salão Nobre do Governo Regional.

A apresentação desta obra, que integra as actas do Congresso Internacional realizado no Funchal em Maio de 2007, estará a cargo de Viriato Soromenho Marques.

Fonte: JM 20/11/08

 
 

ë Lancamento do conto infantil "Monakus"

sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Decorreu ontem a apresentação do conto infantil “A História de Monakus” na Livraria Byblos em Lisboa, pelo escritor Francisco Fernandes, no âmbito da Semana do “Livro da Madeira” que decorre na referida livraria.

“Monakus”, a história de um Lobo-marinho foi levada até cerca de 50 crianças que atentamente ouviram a “aula” de Francisco Fernandes e viam a história cantada e dançada através de um vídeo. O escritor madeirense destaca a “actividade pedagógica” desta acção, que resultou em uma simbiose e interacção perfeita entre as crianças e o escritor.

Uma “aula” de sensibilização ambiental misturada com um pouco de Biologia Marinha, História da Madeira, Geografia e cultura geral, foi o contributo desta acção para a formação das crianças que assistiam.
Fonte: JM 14/11/08

 
 

ë Novo número da Revista Margem aborda "Viver (n)o Funchal"

quinta-feira, 13 de novembro de 2008
O número 25 da revista cultural "Margem 2" , editada pela Câmara Municipal do Funchal, será lançado a 19 de Dezembro, pelas 18h30, no Teatro Municipal, reunindo múltiplas colaborações relacionadas com uma temática comum: "Viver (n)o Funchal".

Esta é uma edição com mais de 250 páginas, coordenada pelo docente universitário Thierry Proença dos Santos e que pretende assinalar a comemoração dos 500 anos do Funchal.

Numa apresentação à revista, Thierry Santos, professor do Departamento de Romanísticas da UMa, esclarece que a mesma "(...) contém um ensaio sobre o imaginário da cidade atlântica, traz recordações e documentos de épocas diferentes, oferece narrativas e poemas que a urbe inspirou, apresenta reflexões e visões sobre a sua História, da mais remota à mais recente". A publicação "esboça, ainda, a possibilidade de um estudo sobre a entoação dos falantes funchalenses e madeirenses", entre outras propostas. Faz-se também um balanço sobre a própria revista como instrumento de intervenção cultural. Com imagens cedidas pelo Photographia-Museu Vicentes, "resgata-se também alguma da memória dos vários tempos de duas importantes artérias da cidade". Este nº 25 da 'Margem 2' "propõe, de igual modo, recensões de livros e uma 'funchalografia' para o leitor que queira aprofundar os seus conhecimentos sobre os mais diversos temas ligados à cidade do Funchal"[...].
Fonte: DN

 
 

ë Inauguração da exposição "Feitorias"

sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Inauguração da amostra 'Feitorias', comissariada por João Miguel Fernandes Jorge, e que reúne no Museu de Arte Contemporânea do Funchal um leque apreciável de artistas de destaque.

Reúne Obras de José Loureiro, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Adriana Molder, João Cruz Rosa ou Rui Chafes, entre outros, poderão ser vistas. A não perder.
Local: Forte de São Tiago
Hora: 18 horas

 
 

ë Livro de poesia de Rogério Freitas Sousa

quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Data: 13 de Novembro
Local: FNAC de Alfragide
Editora: Papiro

Rogério Freitas Sousa estreia-se no mercado da escrita com um livro de poesia, embora a alma de poeta venha já da juventude.

'Enleias-me?' dá o nome a este seu primeiro trabalho, que alia a poesia à fotografia, numa espécie de simbiose entre a escrita e a imagem, as palavras e os momentos captados pela objectiva [...].

O livro apresenta-se de "forma simétrica", afirma Rogério Sousa Freitas. À esquerda estão os textos, à direita as fotografias. 69 textos e 69 fotografias. Um número que não resultou do acaso, embora não tenha também sido escolhido pela sua conotação erótica. É que além de ser um "número perfeito", por ser "absolutamente simétrico", é também o ano de nascimento do autor.

 
 

ë Graça Alves venceu terceira edição do Concurso Conto Vinho Madeira

terça-feira, 4 de novembro de 2008
Foram ontem anunciados os nomes da terceira edição do Concurso Conto Vinho Madeira, por Paulo Rodrigues, presidente do Instituto do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

O primeiro prémio foi entregue à madeirense Graça Alves, pelo conto “Gaivota Vinho e Cidade”; o segundo foi para o conto “O segredo da ilha”; da autoria de Marlene Correia Ferraz, natural do continente português e, por fim, o terceiro prémio foi para mais uma madeirense, a jornalista Berta Helena, que concorreu com o conoto “A cândia” .

Fonte: JM 04/11/08

 
 

ë Lançamento do livro "A Cidade do Funcho e a primeira viagem de João Gonçalves da Câmara"

segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Lançamento do livro infantil "A Cidade do Funcho e a primeira viagem de João Gonçalves da Câmara" da autoria de Maria Aurora e com apresentação de João Carlos Abreu.

Data: 13 de Novembro
Hora: 16H30
Local: Espaço Infantil da Biblioteca Pública Regional
Edição: 7 Dias 6 Noites

 
 

ë Divulgação do vencedor do concurso literário

A iniciativa é do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), da Mesa de Vinhos da ACIF e da Funchal 500 Anos.

É revelado hoje, pelas 17 horas na antiga sede do Instituto do Vinho Madeira o vencedor da III edição do concurso literário "Conto Vinho Madeira", desde 2006 atribuído de dois em dois anos e este ano com um valor bastante superior ao da edição anterior.

O vencedor será premiado com quatro mil euros, um valor monetário que se destina a incentivar a produção literária. O segundo e terceiro classificados levam 1500 e 500 euros respectivamente.

Amândio Reis foi o vencedor da edição de 2006, com o conto "O Hóspede Inglês".