<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5143368114323322539\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira3.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com/\x26vt\x3d2953827995889710580', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Concurso literário“A Floresta, um tesouro a preservar”

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
No âmbito das “Comemorações da Semana da Árvore – 2009”, O Parque Ecológico do Funchal está a promover um Concurso Literário intitulado “A Floresta, um tesouro a preservar”.
O concurso aborda a área do conto e está aberto à participação de alunos, estando dividido em quatro escalões, isto é, alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos Ensino Secundário ou Superior. O período de entrega dos trabalhos decorre até ao dia 27 de Fevereiro do corrente ano.
As entregas devem ser feitas no Centro de Recepção e Interpretação do Parque Ecológico do Funchal – Estrada Regional 103, nº 259.
Para mais informações estão disponíveis os contactos 291 784 700 (telefone) e pecof@cm-funchal.pt (e-mail).

 
 

ë Centenário do nascimento do poeta madeirense Vasco Rodrigues

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Na próxima terça-feira, dia 27, será assinalado o centenário do nascimento do poeta madeirense Vasco da Gama Rodrigues pela Casa do Povo do Paul do Mar, no concelho da Calheta.

A abertura das comemorações está marcada para as 16 horas, na Pastelaria Vila Amoré. No decorrer do evento serão apresentadas a vida e a obra do poeta por Paulo Garcês, coordenador das comemorações.

Pelas 16h30, os alunos da Escola Básica do Paul do Mar declamarão alguns poemas, seguindo-se a apresentação das perspectivas e oportunidades culturais da Casa do Povo do Paul do Mar pela presidente, Iva Abbiati.
Fonte: DN 22/01/09

 
 

ë Apresentação do livro "Canto à Madeira"

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"O livro 'Canto à Madeira', da autoria do emigrante madeirense radicado na Venezuela, Tiago Neves, foi apresentado na manhã de ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz, mas não contou com a presença do autor, que, por indisponibilidade pessoal, não pôde deslocar-se à região.


O livro é uma compilação de 96 poemas de cariz popular, distribuídos por 330 páginas. O prefácio é de Manuel Gama, que apresentou a obra e elogiou a capacidade de escrita do autor, para recordar, depois, os tempos em que era director do jornal 'Voz de Portugal', em Caracas, onde Tiago Neves viria a publicar muitos dos versos que compõem a obra apresentada[...]".
Fonte: DN 17/01/09

 
 

ë Lançamento do livro “A verdade Madeirense e a Grande Guerra”

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Obra da autoria de Graça Fernandes,que aborda o impacto que o primeiro conflito bélico do século XX teve na sociedade madeirense.

"Para a realização deste livro, a autora recorreu à pesquisa de informação no semanário A Verdade que se publicou entre 1 de Maio de 1915 e 3 de Novembro de 1919.

O livro aborda a forma como a sociedade madeirense enfrentou a I Grande Guerra, retratando simultaneamente a «capacidade regeneradora dos madeirenses que se envolviam em actividades culturais e recreativas, o que lhes permitia amortecer a ideia angustiante da guerra e das suas consequências»[...]".
Fonte: JM 14/01/09

 
 

ë Novo número da revista cultural "Origens"

Decorreu ontem, a apresentação do novo número da revista cultural Origens' da câmara Municipal de Santa Cruz, no Salão Nobre desta autarquia, perante um auditório significativo de pessoas. Este número da revista, o 19.º, conta com 20 artigos sobre temas culturais, a maioria deles relacionados com o concelho santa-cruzense.

"Destes, merecem destaque dois artigos: um de Rita Rodrigues (Bolseira do CITMA, com equiparação a bolseira pela SREC), sobre 'A gravura Mater INVIOLATA de Klauber e o desaparecido retábulo de Nossa Senhora da Luz da Igreja Matriz de Gaula'; e outro sobre um 'Histórico de todas as companhias aéreas que vieram à Madeira', da autoria de José Freitas e de Sandra Patrícia Silva[...]".
Fonte: DN 14/01/09

 
 

ë Colóquio e conferência no dia 27 Janeiro sobre a vida e obra de Vasco da Gama Rodrigues

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
"A Casa do Povo do Paul do Mar, em parceria com a Junta de Freguesia do Paul do Mar, pretende homenagear o poeta Vasco da Gama Rodrigues, através da realização de um colóquio, sobre a vida e obra do poeta, no próximo dia 27 de Janeiro, no Paul do Mar.

O poeta Vasco da Gama Rodrigues nasceu a 27 de Janeiro de 1909, na freguesia do Paul do Mar, concelho da Calheta, destacou-se através da sua poesia, tendo sido publicadas três das suas obras poéticas, duas em vida e uma póstuma. As obras publicadas em vida são “ Os Atlantes,“ em 1961, e “As Três Taças”, em 1972 e o “Cristo das Nações”, que surge em 1995, editada a título póstumo pela editora Tertúlia[...]".


Fonte: DN e Blog

 
 

ë Exposição - percurso do ensino industrial na Madeira

terça-feira, 13 de janeiro de 2009
"Uma exposição na galeria da Escola Secundária Francisco Franco traça o percurso do ensino industrial na Madeira, desde os finais do século passado até à história recente.

Da responsabilidade do grupo de História daquela escola, organizada por Maria de Fátima Abreu e com imagens de Duarte Vieira, a exposição alerta para a defesa do património, lembrando, ao mesmo tempo, 120 anos de ensino industrial[...].

A mostra inclui fotos do antigo edifício da Rua de Santa Maria, do Palácio de São Pedro e diversos documentos relacionados com o ensino industrial".
Fonte: DN 13/01/09

 
 

ë Lançamento do livro "A Magia da Poesia"

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Potenciar o gosto pela leitura e desenvolver a escrita imaginativa dos alunos do 3º ano são os objectivos do projecto cultural em marcha na EB1/PE, em Santa Cruz.

Hoje, Dia Mundial da Alfabetização, sabe-se que na próxima segunda-feira, dia 12 de Janeiro, às 10h30, decorrerá o lançamento de 'A Magia da Poesia - Poetas em Miniatura' , um livro editado pela '7 Dias 6 Noites'.
Fonte: DN 08/01/09