<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5143368114323322539\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira3.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com/\x26vt\x3d2953827995889710580', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Secretário da Educação enaltece papel dos alunos na alimentação em casa

quinta-feira, 30 de abril de 2009
Filhos educam boca dos pais
A «Estamos a dar o passo final, os alunos estão a influenciar os pais no que consomem em casa». A constatação é de Francisco Fernandes, secretário regional de Educação e Cultura, que ontem esteve na abertutra da iniciativa que reune anualmente desde há cinco anos os alunos das escolas onde se servem bufetes saudáveis. As crianças, nos primeiros anos de vida, segundo o secretário, seguem a alimentação sugerida pelo médico-pediatra, mas depois começam a comer o que os pais comem. A ideia é que «os pais comecem a comer o que os filhos comem», mas «sem fundamentalismos».
Estas declarações foram feitas ontem, no piquenique anual que reune várias dezenas de alunos, representantes de 22 escolas do 2º e 3º ciclos da Região e que estiveram nos jardins do Lido para a festa que acontece desde há três anos.
Para Francisco Fernandes, esta iniciativa é «um conjunto de objectivos associados», que envolvem alimentação, uma amostra de que as escolas se envolvem nestas iniciativas, um alerta sobre as questões da obesidade e a necessidade da educação alimentar como forma de combater a obesidade. Há também, para o secret«ario, um aspecto importante: «o de mostrar, com estas iniciativas, que há um conjunto de ementas que podem subsistir com produtos regionais». Isso tem acontecido «nas escolas, nas cantinas e nos bufetes e que queremos, agora, mostrar publicamente».

 
 

ë Comissária abre escritório no Second Life

terça-feira, 28 de abril de 2009
A comissária europeia para a defesa do consumidor apresentou ontem, em Lisboa, o seu "escritório" no Second Life, um mundo virtual na Internet que simula a vida real.

Meglena Kuneva, que se encontra em Portugal numa visita oficial até terça-feira, sublinhou que o Second Life "é um mundo fascinante" e que esta ferramenta pode tornar "a vida real mais intensa" e deve ser explorada em termos de comunicação."É uma mais valia para as minhas actividades diárias", declarou à Lusa.

A comissária descreve o seu "escritório" como um local "onde as pessoas podem testar ideias" e "ser inovadoras" e promete responder às questões colocadas pelos consumidores. O evento decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian e contou com a presença do deputado europeu Paulo Casaca.

 
 

ë A BPR exibe uma exposição de livros sobre Astronomia.

terça-feira, 21 de abril de 2009
Sensibilizar para os livros científicos decorr e A 'Semana do Livro Astronómico' decorrerá com exposições e conferências.

"Infelizmente, à medida que os anos vão passando e a Ciência vai avançando, há um apego cada vez maior de uma parte da sociedade a essas pseudo-ciências como a Astrologia, que nada têm de ciência... pessoalmente, vejo isso como um bocado assustador". Quem o diz é Laurindo Sobrinho, investigador e assistente do Departamento de Matemática e Física da Universidade da Madeira (UMa), instituição que está a promover durante estes dias a 'Semana do Livro Astronómico'.

Trata-se de uma iniciativa que decorrerá até dia 24 com vários eventos sobre Astronomia e com os seus livros que merecerão destaque, encontrando-se em exposição na Biblioteca Pública Regional (BPR), conforme explicou o responsável. "Aproveitando o Dia Mundial do Livro, e na 'intersecção' com o Ano Internacional da Astronomia 2009" , pretende-se "sensibilizar para um tipo de obra que fica muitas vezes esquecido, que são os livros mais voltados para a Ciência, neste caso para a Astronomia", concluiu. De referir que há três mostras de obras sobre Astronomia: uma na Biblioteca Pública Regional, outra na UMa (na Rua do Castanheiro) e outra à entrada da Biblioteca da UMa (Tecnopólo).

 
 

ë Madalena Garcia vence Festival Infantil da Canção

segunda-feira, 20 de abril de 2009
Madalena Garcia venceu hoje a XXVIII edição do Festival Infantil da Canção com a interpretação do tema 'Ao Sabor do Hip Hop'.

Na escolha do juri seguiu-se o tema 'Manuela Manuela' na voz de Luís Fernandes. O prémio DIÁRIO, em homenagem ao terceiro classificado, foi atribuído a António Guilherme pela interpretação do tema 'Ser Astronauta'.

Dezenas de crianças madeirenses deram voz às 15 canções apresentadas esta tarde no Centro de Congressos da Madeira.
Fonte: DN 20/01/09

 
 

ë Candidaturas ao Prémio "Horácio Bento de Gouveia'09"

quinta-feira, 16 de abril de 2009
Encontra-se aberto o período de recepção de candidaturas ao Prémio Literário "Horácio Bento Gouveia - Edição 2009".

Os interessados podem fazer chegar as obras literárias, na Câmara Municipal de São Vicente, até ao dia 1 de Junho de 2009.

A modalidade escrita deverá ser a prosa redigida no idioma português, versando sobre qualquer temática à escolha do autor, mas cuja história se desenrole em São Vicente ou que com a comunidade se relacione directa ou indirectamente.

Ao vencedor será entregue um prémio pecuniário único de 2 mil e quinhentos euros e um outro não pecuniário a título de 'menção honrosa' para os autores dos restantes contos consagrados pelo júri, achados merecedores, até um limite de dois por cada edição.

Os concorrentes deverão apresentar as obras em triplicado, com um mínimo de 20 páginas, uma por cada folha, e um máximo de 23. Para saber mais, consulte o regulamento no sítio da autarquia na Internet.
Fonte: DN 16/04/09

 
 

ë Lançamento do livro "Respiração H"

quarta-feira, 15 de abril de 2009
Carlos Nó prepara-se agora para lançar o segundo livro de poesia intitulado 'Respiração H'. A apresentação está prevista para a próxima sexta-feira, dia 17, pelas 19h30, na Mouraria - Galeria de Arte, no Funchal.

Este lançamento será acompanhado pela leitura de textos e pela apresentação de um pequeno ensaio da autoria de Fernando Bessa, refere a Mouraria.
Além disso, ficará também patente ao público uma exposição de desenhos de Eduardo de Freitas (autor das ilustrações deste livro) e uma pintura de Gualter Rodrigues (autor da capa) na sala do Project Room da galeria, em simultâneo com a exposição 'Organismo Fragmentado', da autoria do artista plástico Trindade Vieira, que ainda está patente ao público no espaço principal da Mouraria, no horário habitual.
Fonte: DN 15/04/09

 
 

ë 35ª Feira do Livro do Funchal

terça-feira, 7 de abril de 2009
A nova edição da "35ª Feira do Livro do Funchal" começa a 21 de Maio e decorre até ao dia 31 deste mesmo mês a 'Festa do Livro.

O evento reparte-se entre a na Placa Central da Avenida Arriaga, que vai acomodar os 28 stands; a Praça da Restauração, onde estará localizado o espaço reservado aos lançamentos e ao encontro entre os escritores e o público, a Praça do Município, que vai receber, a 29 de Maio, o concerto de José Cid (evento que contará com a participação de Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal do Funchal), e o jardim municipal, palco de um concerto de Gospel, a 23 de Maio.

Esta edição da feira do livro conta com 23 expositores, entre livrarias, editoras, alfarrabistas e instituições, o modelo é idêntico ao ano passado, um formato aplaudido pelo público e pelos comerciantes, pelo que a organização decidiu manter as tendas: "São tendas modelares, que podem ser adaptadas por quem expõe, facilitando o acesso aos livros por parte do público", justificam. Nas novidades, destaque para a 'Speakers Corner' - um espectáculo de rua encenado pelo Teatro Experimental do Funchal (TEF), em que três actores vestem-se como William Shakespeare, Fernando Pessoa e Luís de Camões e vão declamar alguns textos destes três grandes da literatura -, e para a realização de uma feira de alfarrabistas, onde o público poderá encontrar edições mais ou menos antigas.



A 'Feira do Alfarrábio - Canto do Livro Velho', assim se chama, acontecerá apenas nos dois fins-de-semana (23 e 24 de Maio e 30 e 31 de Maio), entre as 9 e as 13 horas, no pavilhão dos escritores. Este espaço de exposição e comercio dará prioridade a obras sobre a Madeira.
Fonte: Diário de Notícias

 
 

ë Lançamento da antologia "Os Portugueses em Paris, ao longo dos séculos e por bairro"

"A editora francesa Chandeigne lançou no sábado um livro bem-humorado sobre a presença dos portugueses em Paris ao longo dos séculos para, entre outros motivos, mostrar que a presença lusa em França é "muito antiga".

A antologia "Os Portugueses em Paris, ao longo dos séculos e por bairro" foi criado com o intuito de "mostrar que a presença portuguesa em França é muito antiga e dar uma imagem da presença portuguesa em Paris na vertente cultural, económica e social de uma forma divertida, descontraída", declarou à Lusa o editor Michel Chandeigne.

Governantes, diplomatas, escritores, políticos, pintores, médicos, investigadores e anónimos que passaram por Paris estão representados na obra[...]".
Fonte:
Publico

 
 

ë 28ª edição do Festival da Canção Infantil da Madeira

quarta-feira, 1 de abril de 2009
Sob o tema da "Astronomia" a 28ª edição do Festival da Canção Infantil da Madeira, decorre no Centro de Congressos da Madeira, e conta com a participação de crianças do Funchal, Machico, Santa Cruz, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Santana e Funchal com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

Integrado nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia a condução do espectáculo será feita pela Equipa de Animação do Gabinete Coordenador de Educação Artística com a história intitulada 'O Som do Universo'.



O espectáculo tem início às 15 horas, os bilhetes têm o preço único de 10 euros.
Fonte: DN 01/04/09