<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5143368114323322539\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira3.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com/\x26vt\x3d2953827995889710580', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë CD recupera obra esquecida de tenor madeirense

quinta-feira, 28 de maio de 2009
"Canções como 'Canto do Rouxinol' ou 'Guitarrada', na voz do cantor lírico madeirense Lomelino Silva (1892-1967), que ficou conhecido como 'O Caruso Português', integram um novo CD que recupera a obra esquecida do tenor e que será apresentado no sábado à noite, na 35ª Feira do Livro do Funchal.Na origem deste projecto, iniciado em 2002, esteve o investigador madeirense Duarte Mendonça: "Estava na Universidade de Massachusetts [EUA], a fazer pesquisas para a minha tese de mestrado sobre os madeirenses em New Bedford e, quando pesquisava a antiga imprensa portuguesa dessa cidade, encontro referências a Lomelino Silva, o 'Caruso Português' de origem madeirense, que havia actuado nessa cidade por duas vezes em 1927 e 1928. E numa das notícias vi que o tenor cantou 'Mãesinha' [não é lapso, é mesmo com 's' e não 'z'], um tema que levou as pessoas às lágrimas", começou por dizer[...]".

Ver artigo completo, aqui
Fonte: DN 28/05/09

 
 

ë Jacinto Lucas Pires na Feira do Livro do Funchal

sexta-feira, 22 de maio de 2009
Jacinto Lucas Pires, um autor atento à contemporaneidade

"Jacinto Lucas Pires já visitou várias vezes a Madeira, mas esta é a primeira vez que participa na Feira do Livro do Funchal. Ontem, em entrevista ao DIÁRIO, dava conta das suas experiências positivas em certames deste tipo, pela oportunidade de interacção entre o autor e o leitor.

Estas 'festas literárias' são uma oportunidade rara para um escritor "esclarecer as dúvidas do público, espiá-lo, perceber as reacções - um pouco como um actor pode fazer em tempo real, apercebendo-se das gargalhadas, dos silêncios..."


Ontem, deu autógrafos no 'stand' da FNAC, na Feira: hoje, pelas 17 horas, mantém uma conversa com o público interessado, no Pavilhão dos Autores[...]".
DN 22/05/09

 
 

ë Biblioteca de livros digitais

"Integrado nas múltiplas acções do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.

A Biblioteca de Livros Digitais é uma iniciativa Web 2.0, estruturada pela agregação de um número considerável de projectos individuais partilhados, entretecidos numa teia dinâmica de ligações e RSS.

A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, que se situa para lá do conceito tradicional de lugar da publicação na rede, entendido como mero repositório de trabalhos.

A Biblioteca é um lugar de partilhas, de troca de experiências, agregador de todos quantos promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos".
Fonte: Biblioteca Livros Digitais

 
 

ë Feira do Livro do Funchal 2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009
"Livros para todas as idades e gostos, lançamentos de novas obras, peças de teatro e sessões de autógrafos com nomes consagrados da literatura nacional e estrangeira é o que a placa central da Avenida Arriaga tem para oferecer a partir de hoje até ao último dia deste mês.

É mais uma Feira do Livro do Funchal, iniciativa da Câmara Municipal que este ano trará à capital madeirensense nomes como Jacinto Lucas Pires, Vasco Graça Moura, Ricardo Araújo Pereira (dos Gato Fedorento), Francisco José Viegas, Alice Vieira, Robert Wilson, Tatiana Salem Levy, David Llyod e Marco Venetta.



Com um programa que passa também por uma forte aposta na animação, a feira tornar-se-á então na “festa” que a autarquia pretende oferecer com a realização deste evento cultural. É que, para além dos lançamentos diários de novos livros, a feira estará sempre animada com a actuação de diversos grupos convidados, sempre a partir das 19h30[...]".
Fonte: JM 21/05/09

 
 

ë Francisco Fernandes fala sobre a adopção de hábitos saudáveis

terça-feira, 19 de maio de 2009
“Escola saudável” chega à Horácio Bento A Escola Básica e Secundária do 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, no Funchal, promove hoje, entre as 18 horas e as 20 horas no auditório daquele estabelecimento escolar, uma sessão de sensibilização e informação, no âmbito do projecto ‘Escola saudável’, destinada aos encarregados de Educação.

A iniciativa visa, essencialmente, contribuir para a compreensão de factores fundamentais na adopção de hábitos de vida saudáveis e dar a conhecer o que se fez na escola, neste ano lectivo, no âmbito desta temática.

Nesta oportunidade, o secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, irá abordar ‘O Papel da Escola na Criação de Hábitos Saudáveis’.

A actividade física, a saúde e a alimentação saudável serão outros temas abordados na referida conferência.
Fonte: JM 19/05/09

 
 

ë Apresentação da reedição do livro “Dicionário do livro – da escrita ao livro electrónico”

segunda-feira, 18 de maio de 2009

"Decorre no próximo dia 19 de Maio, pelas 19h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a apresentação da reedição do livro “Dicionário do livro – da escrita ao livro electrónico” das escritoras Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão, sob a chancela da Almedina. A apresentação ficará a cargo do Doutor Armando Malheiro da Silva.

Esta obra dirige-se a todos os que intervêm no percurso do livro, seja ele apresentado em suporte tradicional ou electrónico. A abordagem aos assuntos fundamentais que se referem ao livro – escrita, composição gráfica, encadernação, tratamento técnico, pesquisa, multimédia, digitalização, etc. – tenta ir o mais possível ao âmago da questão[...]".
Fonte: Bad norte blogue

 
 

ë Região comemora Dia dos Museus

quinta-feira, 14 de maio de 2009
"A Região associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) com, entre outras actividades, visitas guiadas e entradas gratuitas em vários espaços museológicos, com maior incidência nos museus do Funchal.

Neste âmbito, nos dias 18 e 19, as portas do Museu Henrique e Francisco Franco irão abrir-se gratuitamente, das 10h00 às 18h00, onde os visitantes poderão visualizar a exposição temática “Madeira de Oitocentos: Estadias & Terapias” (visita às 15h30), a Casa da Calçada e Casa dos Azulejos e a mostra “Memórias Visuais, Pequenos Encantos” (visitas orientadas às 11h00, 14h30 e 16h30). Ainda, na segunda e terça feira, vão decorrer actividades destinadas a avós e netos (dos infantários O Polegarzinho e Donamina)[...]"
Ver mais, aqui
Fonte: JM 14/05/09

 
 

ë Museus da DRAC ultrapassam 83 mil visitantes

terça-feira, 12 de maio de 2009
Os museus da responsabilidade da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) contaram em 2008 com 83 mil 899 visitantes. Um número que aumentou em relação a 2007, conforme referiu ao DIÁRIO recentemente o director de Serviços de Museus, da DRAC, Francisco Clode.

O Museu de Arte Contemporânea foi o mais procurado com 19 mil 823 visitantes. Segue-se o Museu Quinta das Cruzes que registou 18. 993 entradas, apesar de ter estado encerrado para obras de restauro, de 28 de Junho a 31 de Dezembro.

A Casa-Museu Frederico de Freitas situa-se em 3.º, com 15. 609 visitantes. A Casa Colombo, no Porto Santo, registou 13. 079 entradas. Segue-se o Museu Etnográfico da Madeira (8. 687), a Photographia - Museu 'Vicentes' (4.953) e o Universo de Memórias de JCA, com 2755 visitantes.

Fonte: DN 12/05/09

 
 

ë 91 escolas candidatas ao Eco-Escolas

quarta-feira, 6 de maio de 2009
"Num universo de cerca de 130 estabelecimentos de ensino Básico, 91 candidataram-se este ano ao galardão do programa nacional Eco-Escolas. Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais disse, na manhã de ontem, à margem da cerimónia de abertura do dia 'Eco-Zarco' (Escola Gonçalves Zarco), que está prestes a ser atingido o objectivo do Governo de ter todas as escolas da Região como aderentes ao programa.

Na cerimónia que contou com a presença de Francisco Fernandes, secretário da Educação, Rui Anacleto, director regional de Educação, Rubina Leal, vereadora da Câmara do Funchal e João Correia, director regional do Ambiente, o trabalho desenvolvido pela Escola Gonçalves Zarco na área do ambiente foi enaltecido por todos[...]".

Fonte: DN 06/05/09

Descrição do programa, aqui

 
 

ë Festa do Desporto de 2009 na RAM

terça-feira, 5 de maio de 2009
Já entrou na contagem decrescente a edição de 2009 da Festa do Desporto Escolar que movimenta a população estudantil madeirense de hoje até sábado. Todos os preparativos para a cerimónia de abertura, um espectáculo que já se constitui como um marco deste evento da secretaria regional de Educação, estão a ser ultimados e ontem à tarde realizaram-se os acertos finais no ensaio geral no Estádio dos Barreiros.

Sob a direcção de Manuel Vieira, cerca de dois mil alunos do 1º, 2º e 3º ciclo afinaram os esquemas que vão apresentar esta noite que têm como tema geral "A Vida na Terra e no Céu", resistindo a um sol abrasador que não esmoreceu o entusiasmo de todos aqueles que prometem que mais uma vez este será um espectáculo que ficará na memória de todos os que a ele assistirem, na linha de outros anos.

A escolha da temática para 2009 enquadra-se no Ano Internacional da Astronomia e será apresentada em três actos numa interacção pedagógica entre os alunos, o Mundo e o universo.
DN 05/05/09

 
 

ë Inauguração da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos

segunda-feira, 4 de maio de 2009
Decorreu ontem a inauguração da nova Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, uma obra de grande relevo para o concelho e para a região, nomeadamente como, referência da cultura e da educação em Câmara de Lobos.

Trata-se de um edifício concebido de raiz, com cerca de 2400 m2, localizado junto à praia e gozando de uma privilegiada vista de mar. A biblioteca dispõe de espaços de leitura para adultos e jovens, bem como uma sala de estudo, uma sala polivalente destinada à realização de exposições, colóquios, etc. e ainda uma cafetaria.

Dispõe também de uma área especialmente vocacionada para os mais novos, que inclui uma sala de animação infantil. A biblioteca disponibiliza livros, jornais, revistas, CD e DVD, para consulta presencial
.
Fonte: JM e DGLB