|
|
ë
Lançamento do livro sobre Natal em BD
Decorre hoje pelas 11h30, no no GCEA, o lançamento do livro “Natal tradicional Madeirense em Banda Desenhada”, projecto da Direcção Regional de Educação, através do Gabinete Coordenador de Educação Artística. Segundo a nota da Secretaria Regional de Educação e Cultura, esta é mais uma edição no âmbito o projecto de regionalização do currículo de educação musical no 2º ciclo. Desta vez, é lançada uma banda desenhada intitulada “Matilde e Alexandra num Natal Tradicional”, destinada aos alunos do 5º e do 6º ano de Educação Musical e a todos aqueles que tenham interesse sobre tradições regionais.
|
  |
|
ë
Apresentação da obra "O Funchal na Obra de Max Römer"
Decorre hoje, pelas 12h00, no auditório da Escola Secundária Jaime Moniz, a apresentação do livro "O Funchal na Obra de Max Römer", da autoria de Rui Camacho (coordenação e inventário fotográfico), de Maria Teresa Brazão, Eberhard Axel Wilhelm e Rui Carita (textos). Obra que pretende ser uma homenagem a Max Römer e à sua obra multifacetada e, por intermédio de ambos, à cidade do Funchal que ele retratou com tanta sensibilidade e acuidade desde 1922, ano em que chegou à Madeira, até 1960, ano da sua morte.
Fonte: DN 16/12/08
|
  |
|
ë
lançamento da obra "Património Natural da Calheta"
Decorre amanhã, o lançamento da obra "Património Natural da Calheta" pelas 18h00, no Hotel Jardim Atlântico, da autoria de Albano Figueiredo. Publicação em bilingue (oportuguês e inglês), que, segundo o presidente da Casa do Povo da Calheta, visa «contribuir e alicerçar o conhecimento do património natural do concelho» e a sua divulgação « junto daqueles que nos visitem», apresentando «um trabalho de caracterização credível e fiel do património do concelho» [...].
JM 16/12/08
|
  |
|
ë
Lançamento do livro “Uma Escadinha para o Menino Jesus”
Livro de Maria Aurora Homem cujo lançamento decorreu ontem no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias. O livro conta a história de um menino que vive na Achada do Marques, na freguesia da Ilha, e que sonha fazer uma “lapinha” diferente para o Menino Jesus.
Uma realidade tipicamente madeirense que Maria Aurora quis colocar no papel, focando essencialmente o espírito natalício que ainda hoje se vive nas zonas rurais da Madeira e que passam pela matança do porco e pela elaboração do presépio de escadinhas[...]. Fonte: JMadeira121208
|
  |
|
ë
Lançamento do livro "VIH - O Bicho da Sida"
Lançamento do livro "VIH - O Bicho da Sida" na FNAC/Madeira no próximo dia 18 (quinta-feira), pelas 18 horas, que conta também com as talentosas ilustrações de António Jorge Gonçalves. Segundo Rui Zink, "a obra correspondeu a um pedido da 'Abraço' e a sua venda reverte a favor do programa 'ABC Ser Criança' da associação dirigida por Margarida Martins. Sobre o livro de Zink, realça que "com linguagem simples e elegante, ilustrações apelativas e sem perder rigor científico, transporta-nos para o complexo universo da infecção VIH-SIDA e dos afectos". Fonte: D. Notícias da Madeira
|
  |
|
ë
Revista cultural "Islenha" n.º 43
O número 43 da Islenha, revista cultural editada pela DRAC encontra-se a venda ao público (inclusive na tenda 'Natal com Livros, frente ao Teatro Municipal).
Neste número o destaque para um livro de cavalarias hoje recuperado, mas do qual se tinha perdido a pista há séculos, nomeadamente 'Argonáutica de Cavalaria', do autor madeirense seiscentista Tristão Gomes de Castro, abordado através de um artigo assinado por Aurelio Vargas Díaz-Toledo, da Universidade Complutense de Madrid
Outros artigos: 'Università Ca' Foscari - Venezia', desvendando Cabral do Nascimento como tradutor literário; um texto de Dalila Pestana sobre "Albino de Meneses e o Fascínio do Feminino"; outro de Annabela Rita (da Universidade de Lisboa) intitulado "Estação Ardente, ou líquido divertimento", sobre um livro de Júlio Conrado, vencedor do Prémio Virgílio Ferreira em 2006; e um artigo do historiador madeirense José Eduardo Franco, abordando a ideia de Portugal e de Europa no pensamento utópico do padre António Vieira.
Outra matéria, intitulada "O Padre António Vieira e a Companhia de Jesus" é assinada por Carlota Urbano, da Universidade de Coimbra, o historiador Paulo Drumond Braga escreve sobre "Um madeirense na chefia do Governo de Portugal: José Vicente de Freitas", o arquitecto Rui Campos Matos discorre sobre as "Casas Madeirenses" e Élvio Melim de Sousa, da Divisão de Museus Municipais da Câmara Municipal de Sintra, fala-nos do escultor Pedro Augusto dos Anjos Teixeira e a sua relação com a Madeira.
Rui Carita, da UMa, desvenda toda a uma série de fotografias da colecção Carl Passavant, do Museu de Basileia, revelando a Madeira nos finais do séc. XIX.
Dulce Neli Oliveira Luís aborda a "Relação Afectiva e o Processo Educativo", com o exemplo da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar de Câmara de Lobos, e Teresa Klut escreve sobre um projecto de museologia dedicado ao bordado da Madeira.
Surgem ainda três recensões, ao Guia dos Museus do Funchal, de Francisco Clode, por Sérgio Lira; ao Guia dos Monumentos do Funchal (coord. Diva Freitas), por Rui Campos Matos; e a "A Madeira vista por Escritores Portugueses - Sécs. XIX e XX", de Rui Nepomuceno, por Ana Margarida Falcão".
Fonte: DN Madeira 10/12/08 Um bem haja
|
  |
|
ë
Lançamento da segunda edição de 'Passeio pelas Histórias da Revolta da Madeira (1931)'
Também ontem à tarde, o átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias acolheu o lançamento da segunda edição de "Passeio pelas Histórias da Revolta da Madeira (1931)" de Maria Manuela Abreu com ilustrações de Ângela Costa e arranjo gráfico de Jorge Miguel Abreu. "Este livro visa preencher uma lacuna no sentido dos estudantes e jovens tenham entusiasmo por esse acontecimento histórico", declarou a autora da obra editada pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Fonte: JM 05/12/08
|
  |
|
ë
Iniciativa "Natal com Livros" da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC)
Foi com o livro “José Pereira da Costa: Um Homem das Ilhas” que abriu oficialmente a iniciativa “Natal com Livros”, uma iniciativa da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) em parceria com a Funchal 500 Anos. O lançamento desta obra, resultado de uma entrevista feita por Francisco Manuel Gomes, aconteceu ontem, no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias.
Para além deste livro, esta feira da DRAC e da Funchal 500 Anos continuará até ao dia 8 deste mês e inclui o lançamento de quatro obras de ambas as entidades públicas.
Para hoje, estão previstos dois lançamentos: O primeiro acontece às 16:00 horas, é da autoria de Maria Manuela Abreu e intitula-se o “Passeio pelas Histórias da Revolta da Madeira”. Obra infanto- juvenil editada pela DRAC.
Neste mesmo dia, mas às 18h00, será apresentado, pela Funchal 500 Anos, o livro “Luís Câmara Pestana: Uma vida curta”, da autoria de Juvenália Coelho Borges, Margarida Cunha, Maria das Dores Prazeres e Rui Oliveira.
Amanhã, dia 5, será apresentado o livro “Emigração e Teatro em Portugal no século XIX. Retratos da Madeira e de Madeirenses”, da autoria de Elina Correia Baptista, pelas 18h00 horas, no átrio do “Baltazar Dias”, estando a apresentação deste livro, editado da Funchal 500 Anos, a cargo de Luísa Antunes. Fonte: JM 04/12/08
|
  |
|
ë
“Crescer a Saber” vai envolver famílias de Santo Amaro
“Desafios sem risco” "A iniciativa decorreu ontem na Escola EB1/Tanque e envolveu 150 alunos dos 3.º e 4.º anos, professores e voluntários da delegação da Madeira da Fundação “A Comunidade Contra a SIDA”.
Os alunos participaram numa gincana e em diversas pinturas tendo como pano de fundo os “desafios sem risco”, no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.
[...] Tal como salientou “os pais sabem que estas crianças estão envolvidas no projecto que funciona como uma actividade extra-curricular, pelo que o objectivo é trabalhar agora junto das famílias, através da Associaçãod e Pais da escola”.
Por seu turno, Fátima Freitas, directora da Escola EB1/Tanque, parceira da actividade desenvolvida ontem, congratulou-se com a adesão dos professores e alunos daquele estabelecimento de ensino.
Além de uma gincana, em jeito de “brincadeira contra o risco”, os alunos criaram uma mascote para a escola".
JM 03/12/08
|
  |
|
ë
Rogério Freitas Sousa divulga livro de poesia "Enleias-me?"
O livro de poesia do advogado Rogério Freitas Sousa, lançado a 13 de Novembro, na FNAC de Alfragide, será também apresentado na Região.
"Enleias-me?", uma obra que alia a poesia à fotografia, é dada a conhecer aos madeirenses no próximo dia 5 de Dezembro, na FNAC do MadeiraShopping.
Os poemas são organizados desde os mais recentes aos mais antigos, alguns já escritos em 1987 e 1989, na fase da juventude, sendo, por isso, perceptível a evolução da escrita e do próprio autor.
O livro conta com a participação da Miss-Portugal Marina Rodrigues, que dá o rosto a muitas das fotografias que acompanham os textos[...]. Fonte: DN 02/12/08
|
  |
|
ë
"Transparências" de Ricardo Vieira
" As obras de Florbela Espanca, José Régio e de Fernando Pessoa são as influências do madeirense Ricardo Vieira, aluno do Curso de Arte e Multimédia da Universidade da Madeira, que no próximo dia 5 de Dezembro, sexta-feira, às 17 horas apresenta 'Transparências', na Escola Secundária Francisco Franco, numa cerimónia onde estarão presentes Teresa Jardim e Carlos Valente. "O título inspirou-se nos sentimentos que vou observando nas pessoas e os poemas, baseando-se nessas observações, incluem uma parte minha, como se tentasse descobrir o que essas pessoas escondem", fez saber o autor da obra com selo da Editora Corpos e Ministério da Poesia[...]".
Fonte: DN
|
|
Arquivo
Mensagens Anteriores
Ligações úteis
|