<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5143368114323322539\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira3.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com/\x26vt\x3d2953827995889710580', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Novo n.º da Revista Islenha disponível ao público

segunda-feira, 30 de junho de 2008
O mais recente número revista cultural "Islenha" aborda textos desde a literatura à defesa nacional. Editada pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) e referente ao período compreendido entre os meses de Janeiro e Junho de 2008.

Neste número o "destaque é concedido a um artigo intitulado "A Madeira no Conceito Estratégico de Defesa Nacional", assinado por Manuel Filipe Correia de Jesus, vice-presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional. Segue-se um artigo intitulado "Ameaças à Laurissilva no séc. XXI", do eng.º Rui Vieira, e outro assinado pelo historiador José Eduardo Franco, sobre "Luís Archer e a Educação para a Ciência em Portugal - O Diálogo entre Ciência, Fé e Ética".

A revista inclui ainda um texto de António Carvalho da Silva, da Universidade do Minho, que nos apresenta "Novos Apontamentos sobre Vocabulários Madeirenses: As Primeiras Palavras do Arquipélago da Madeira"[...], entre outros temas.

Etiquetas: , , ,

 
 

ë Lancamento do livro - “Cântico da Terra Ilhoa”

segunda-feira, 23 de junho de 2008

"Obra que vem recordar e homenagear o escritor João França e que é lançado hoje, data em que se assinala o centenário do seu nascimento.

A obra resulta da pesquisa efectuada nos jornais e revistas, em épocas distintas da vida do escritor, jornalista e dramaturgo madeirense, sendo que os seus poemas mais conhecidos surgiram a partir da década de 70.

Contudo, o autor madeirense tem textos escritos desde a década de 30, sendo que alguns destes fazem parte do trabalho apresentado pela poetisa Fátima Dionísio e pelo escritor Abel Caldeira, que conviveram com o autor e se envolveram profundamente neste processo, como destaca Ivo França Martins, sobrinho de João França.

O lançamento do livro acontece hoje pelas 18 horas, no Teatro Municipal do Funchal. Uma hora antes, às 17 horas, será descerrada a placa comemorativa do centenário do nascimento do autor, na casa onde viveu, na Rua do Carmo, nº 2.

De referir que a homenagem ao escritor está integrada nas comemorações dos 500 Anos do Funchal".
JM, 23/06/08

 
 

ë Estudo inédito ontem lançado desvenda João Gonçalves Zarco

sexta-feira, 20 de junho de 2008
Foi ontem lançado, nos Claustros de Santa Clara, o livro “A Família e a Casa de João Gonçalves Zarco", da autoria de Maria Anita Teixeira, que desde 1989 lecciona a disciplina de “História” na Escola Secundária Jaime Moniz.

A obra, a 19.ª publicação com a chancela da “Funchal 500 Anos", resulta da tese de Mestrado de Anita Teixeira (apresentada na Universidade Nova de Lisboa), cuja investigação incidiu sobre João Gonçalves Zarco, um dos principais responsáveis pelo povoamento e redescobertas das ilhas. A documentação da época, escassa, foi obtida no Arquivo Regional da Madeira, na Torre do Tombo e na Biblioteca Nacional.

Trata-se de um estudo inédito, que Pedro Calado, presidente da Comissão Funchal 500 Anos, destaca como sendo uma das mais importantes obras de uma colecção de 42 publicações.

João Gonçalves Zarco, segundo a investigadora, veio para a Madeira, acompanhado da sua esposa, Constança Rodrigues de Almeida e dos filhos (teve seis, entre eles, João Gonçalves, Helena e Beatriz) e residiu no Funchal, mais precisamente em Santa Catarina, na margem da actual ribeira de São João, no Pico das Frias e, por último, próximo da Capela da Conceição de Cima (desta moradia nada restou, tendo sido construído o edifício, hoje Museu Quinta das Cruzes), onde foi sepultado bem como alguns familiares e amigos.

Anita Teixeira pretende continuar a escrever, tendo já recolhido informação sobre o primogénito.
JM 19/06/08

 
 

ë Iniciativa "A Minha Escola Adopta um Museu"

terça-feira, 17 de junho de 2008
O Externato Júlio Dinis, no Funchal, venceu a 3.ª edição do concurso "A Minha Escola Adopta um Museu", de âmbito nacional, com trabalhos sobre testemunhos do Museu Quinta das Cruzes.

Um grupo de alunos do 1º Ciclo (1º B) composto pelos alunos Alexandre Rodrigues, Maria Catarina Santos, António Sousa, João Maria Damião e Mafalda Pires, e coordenado pela professora Cátia Gouveia, venceu na 1ª primeira categoria (1º Ciclo do Ensino Básico) de "Artes Visuais".

Outro grupos de estudantes do 3º ano (também do Externato Júlio Dinis) constituído por Margarida Matos Rei, Tiago Vieira Abreu, Laura Araújo de Freitas, Margarida Pita e Helena Alves de Sá, e orientado pela professora Rosa Silva, triunfou na primeira categoria de "Produção Escrita".
DN, 17/06/08

 
 

ë Exposição “Património nas Escolas 2007/08 - Conhecer a Cidade do Funchal”

Até ao dia 27 de Junho esta patente a exposição final do projecto “Património nas Escolas 2007/08 - Conhecer a Cidade do Funchal”, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal, no Forte de São Tiago, desenvolvido pela Direcção de Serviços do Património Cultural, da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, e que teve com objectivo a criação de roteiros culturais subordinados aos temas: Urbanismo, Festividades, Jardins e Turismo. A amostra integra trabalhos desenvolvidos por 360 alunos de sete escolas da Região.

De assinalar que o Urbanismo foi o tema favorito das escolas, verificando-se a abordagem de edifícios, desde a época manuelina até à época moderna. No entanto, foram os edifícios dos séculos XVII e XVIII, que mais despertou o interesse dos alunos.

 
 

ë Escola das Figueireinhas promove Feira do Livro

segunda-feira, 16 de junho de 2008
A Escola básica e pré-escolar das Figueirinhas, freguesia do Caniço, realiza entre os dias 17 e 20 de Junho mais uma edição da Feira do Livro intitulada "Passeando pelo Universo Infantil".

Nesta feira do livro a música e o teatro também têm espaço. A obra "A estrela do céu que caiu ao mar" do escritor António Barroso Cruz será levada a cena pela pequenada.

 
 

ë Colecção - "Cresci, Aprendi, Pintei" de Pequenitos dão "lição" com pincéis

sexta-feira, 13 de junho de 2008
Com o objectivo de incentivar as crianças pela vida fora no dever cívico e moral de entre ajuda, tornando-os cidadãos activos, participativos e conscientes da realidade social, o Jardim Escola João de Deus inaugura hoje, pelas 17h30, a exposição 'Cresci, Aprendi, Pintei'.

A mostra com as obras dos jovens artistas vai estar patente ao público, no Madeira Magic, com fim solidário até ao dia 18 de Junho.[...]"
Ver mais...

 
 

ë Musicaeb 2008

terça-feira, 3 de junho de 2008
"Evento que encerra as actividades artísticas no Ensino Básico e Secundário, milhares de crianças e jovens de dezenas de escolas da Região estão a participar nos ensaios e gravações.


Os espectáculos realizam-se nos dias 4, 5 e 6 de Junho, no Centro de Congressos da Madeira. O MUSICAeb, festa promovida pela Secretaria Regional de Educação, através do GCEA, mostra por isso o trabalho desenvolvido nas escolas, durante o ano, com o objectivo de promover a aprendizagem de variadas áreas artísticas.

Os bilhetes para o MUSICAeb estão à venda na Direcção Regional do Turismo, na Avenida Arriaga, na Loja do Cidadão - Balcão da Secretaria Regional de Educação, no Gabinete Coordenador de Educação Artística e nas escolas", JM.

 
 

ë Encerramento da 34.ª Feira do Livro do Funchal

segunda-feira, 2 de junho de 2008
A 34ª edição da Feira do Livro do Funchal, que decorreu de 22 de Maio a 1 de Junho terminou ontem, no passeio pedonal da Avenida Arriaga, no Jardim Municipal e no Teatro MUnicipal.

"Embora fosse domingo, o último dia deste certame dedicado à leitura não registou uma maior afluência comparativamente aos restantes dias da feira. Grande parte das editoras, espalhadas por todo o recinto, não receberam muitos visitantes, sendo que as mais procuradas foram as de livros infanto-juvenis e didáctico-pedagógicos.

Já no Pavilhão dos Autores, as atenções foram para os dois lançamentos de livros infanto-juvenis. O primeiro "Freyja" e o segundo livro, o conto “Maior do que a lenda” de António Castro. Uma narrativa poética que, através de uma lenda, explora as aventuras marítimas vividas por uma criança que gosta de ouvir histórias de piratas contadas pelo seu avô", JM 02/06/08