<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5143368114323322539\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira3.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com/\x26vt\x3d2953827995889710580', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Feira "Arte Popular Madeirense"

sexta-feira, 30 de maio de 2008
Evento é organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, contando com o apoio do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, que decorre no dia 31 de Maio, no Larguinho da Feira (ao lado do Mercado dos Lavradores).

A feira poderá ser visitada entre as 10h00 e as 16h00.

 
 

ë O Meu Ecoponto

quarta-feira, 21 de maio de 2008
O projecto "O Meu Ecoponto" tem como finalidade facilitar aos cidadãos formas diversas de participação e informação na gestão de resíduos de embalagens. Nele poderá localizar o ecoponto mais próximo de si, bem como avaliar o estado do mesmo.

 
 

ë Lançamento de obras inéditas sobre o município do Funchal

sexta-feira, 16 de maio de 2008
Decorreu ontem, na Sala da Assembleia Municipal da autarquia funchalense, a apresentação dos livros “A Obra de Fernão Ornelas na Presidência da Câmara Municipal do Funchal 1935 -1946", da autoria de Agostinho do Amaral Lopes, e “O Plano Ventura Terra e a Modernização do Funchal (1.ª Metade do Século XX)", de Teresa Vasconcelos, ambos incluídos na Colecção Funchal 500 Anos...

Agostinho Amaral Lopes apresenta um estudo inédito sobre Fernão Ornelas, um autarca que marcou a história do Funchal, tendo sido este o responsável pelo calcetamento das principais ruas da cidade, entre outras obras de relevo.

Teresa Vasconcelos assina um trabalho de investigação que permite conhecer melhor a cidade e a sua evolução urbanística, fazendo referência a algumas das maiores transformações porque passou a capital madeirense na primeira metade do século XX. O documento, “O Plano Ventura Terra” integrará o acervo do Arquivo Regional da Madeira[...]. JM - 16/05/08

 
 

ë Museus da RAM - programa

MUSEU DE ARTE SACRA

Programa
- Dia 16 Conferências: 11 horas - "Arte do Encontro de Culturas - Portugal e o Mundo da Expansão" 17 horas - "A Arte Portuguesa de Oitocentos"
- Dia 17 Conferência:11 horas - "Os lugares históricos como fonte de inspiração artística"
- Dia 18 Visitas guiadas entre as 11/12 horas e entre as 15/16 horas.



MUSEU QUINTA DAS CRUZES

Programa
- Dia 15 Lançamento do 'site'.
- Dia 16 Actividades com escolas.
- Dia 17 "Noite dos Museus"- Permanece aberto entre as 19 e as 24 horas. As entradas são gratuitas.
- Visitas guiadas: 19.30, 21 e 22 horas. Animação nos jardins com abertura da cafetaria e momentos musicais com o Orquestrofone.
- Dia 18 Aberto das 10 às 12h30 e das 14 às 17.30 horas.
Entradas gratuitas.


ARTE CONTEMPORÂNEA

Programa
-17 de Maio "Noite dos Museus" - Aberto das 10 às 22 horas. Poderão ser efectuadas visitas à exposição rotativa da colecção do museu.
- 18 de Maio Será exposto 'Les Bouteilles', óleo sobre tela, de Vieira da Silva.
Visitas guiadas: escolas e público.


MUSEU "VICENTES"

Programa
Dia 16 Aberto das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas (entradas gratuitas durante os três dias).
17 horas - Cerimónia de homenagem aos doadores de peças (Rua da Carreira, n.º 43).
Dia 17 Aberto das 10 às 16 horas.

Apresentação pública do site
www.photographiamuseuvicentes.pt
- Dia 18 Aberto das 10 às 16 horas.


MUSEU ETNOGRÁFICO
Programa

- Dia 18 Pintura de um mural pelo público visitante (entrada gratuita).


MUSEU FREDERICO DE FREITAS
Programa
- Dia 18 aberto das 10 às 17 horas (entradas gratuitas).
Visitas guiadas às 11 horas, 14h30 e 16h30 à Casa da Calçada e à Casa dos Azulejos.


CASA COLOMBO
Programa
- Dia 16 Actividades para escolas.
- Dia 18Entradas gratuitas.


HENRIQUE E FRANCISCO FRANCO
Programa
- Dias 15, 16, 19 e 20Actividades de serviço educativo.
- Dia 18 Entradas gratuitas.
DN

 
 

ë Escolas premiadas com livros pelo Modelo

Modelo presenteou 5 escolas madeirenses com 5 mil euros em livros, que corresponde a 500 livros distribuidos por elas, todos eles recomendados pelo plano nacional de Leitura do Ministério da Educação.

Na ocasião o modelo lançou a edição do programa Pilhas de Livros 2008, que consiste numa campanha nacional que tem como objectivo fomentar hábitos de leitura nos mais novos, num programa associado à sensibilização de todos de reciclar.

O programa teve início em 2004 e, em apenas 4 anos, conseguiu recolher 412,5 toneladas de pilhas e oferecer mais de 78 mil livros por todo o país.

No ano passado, a iniciativa contou com a participação de 25 escolas madeirenses, pelas quais foi distribuídos 144 pilhões.
Fonte: Jornal do Modelo

 
 

ë Concurso Literário "Conto Vinho Madeira"

quarta-feira, 14 de maio de 2008
O Instituto do Vinho, em parceria com a ACIF e a Funchal 500 Anos, lança a terceira edição do Concurso Literário "Conto Vinho Madeira", que, após três anos de interregno, presta agora homenagem ao V Centenário da Cidade do Funchal.

Destinado a estudantes universitários, escritores e anónimos com residência em Portugal, este concurso premiará os três melhores contos, sendo o primeiro prémio no valor de 4.000 euros.

O regulamento estará disponível no site da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais no site da Comissão dos 500 Anos da Cidade do Funchal.

 
 

ë "Elas Sou Eu - O que a Gente não faz Para Pagar a Renda"

sexta-feira, 9 de maio de 2008
No teatro Baltazar Dias, as gargalhadas, as palmas e as lágrimas nos olhos de tanto rir durante o espectáculo provaram que a plateia rendeu-se ontem, mais uma vez, ao talento de Eduardo Gaspar e à sua peça "Elas Sou Eu - O que a Gente não faz Para Pagar a Renda", que permanecerá em cena até domingo.

Teresa Mizon também aproveitou a passagem da peça pelo centro do Funchal para conhecer a peça mais recente de Eduardo Gaspar. A crítica de cinema é fã do actor e tem acompanhado o seu trabalho. "Acho que ele é fantástico em todas as áreas", comentou.

A história do pinto foi das que mais cativaram o público, mas houve muitos outros momentos altos ao longo de cerca de uma hora e meia de espectáculo.

 
 

ë Pequenos cientistas expõem na Casa da Luz

quinta-feira, 8 de maio de 2008
"Os carrinhos movidos a energia solar criados por alunos da escola do Caniço são apenas um dos muitos modelos dinâmicos em exposição no Museu da Electricidade.

A mostra exibe trabalhos realizados por estudantes afectos a cinco escolas regionais e insere-se na programação das 'I Jornadas de Educação Tecnológica nos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico', cujo encerramento está agendado para amanhã.

Organizado pela delegação regional da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica (APEVT), a exposição reúne um total 12 modelos dinâmicos, construídos por alunos afectos a escolas do Funchal, Caniço, Camacha, Estreito de Câmara de Lobos e Ponta do Sol.

Para os interessados em visitar a exposição, esta tem acesso gratuito e ficará patente ao público até ao próximo dia 16. A APEVT pede às escolas que queiram deslocar-se ao Museu da Electricidade para agendarem a visita com antecedência", in DN 08/05/08

 
 

ë Incentivar a leitura

quarta-feira, 7 de maio de 2008
"Quero ler para crescer"
Lema da Feira do Livro que a EB1/Machico, a maior escola com este nível de ensino da Região - cerca de 500 alunos - promove desde ontem e até sexta-feira, com múltiplas iniciativas, quer na escola, quer no Fórum Machico.


Ontem, o auditório do Fórum encheu-se para um dia repleto de actividades sob o lema "Brincando com palavras, sons e ritmos". Teatro, dança, música foram algumas das várias iniciativas, não faltando ainda uma 'conversa solta' com a escritora Isabel Fagundes, depois da encenação de um dos seus mais recentes contos infantis[...].


Este ano a Secretaria Regional de Educação colocou mais 30 animadores em escolas da Região, contando actualmente com 80 profissionais especializados nesta área, cuja função é "dinamizar e estimular o gosto pela leitura", até porque "é de jovem que criámos estes hábitos" DN,07/05/08

 
 

ë Festa do Desporto Escolar 2008

terça-feira, 6 de maio de 2008
Noite “mágica” hoje nos Barreiros.

"Arranca hoje a Festa do Desporto Escolar, que até ao próximo sábado reúne, nos mais diversos recintos desportivos do Funchal, jovens em representação dos estabelecimentos escolares.

Trata-se do ponto alto do desporto escolar na Madeira, apurando os campeões nas mais distintas modalidades. Esta noite, nos Barreiros, concretiza-se o Festival de Abertura, com as actividades desportivas a terem início na quinta-feira. No total, em actividade vão estar cerca de 6.000 jovens.


A Festa do Desporto Escolar 2008 arranca esta noite com o Festival de Abertura no Estádio dos Barreiros com a participação de seis mil alunos dos diversos níveis de ensino. Dois mil vão desfilar em representação das suas escolas, enquanto os restantes vão desenvolver o espectáculo gímnico sobre os 500 anos do Funchal. Quem também vai desfilar são as nove delegações de luso-descendentes, com um total de 25 atletas, que marcam presença nos jogos deste ano.
As diversas delegações foram ontem obsequiadas com uma recepção na Escola de Hotelaria. Os secretários regionais da Educação e dos Recursos Humanos, Francisco Fernandes e Brazão de Castro, respectivamente, foram os anfitriões das delegações luso-descendentes que, no total, trazem 25 jovens atletas e um representante por cada delegação. Francisco Fernandes lembrou aos jovens participantes que a Festa do Desporto Escolar deste ano terá como tema os 500 anos da cidade do Funchal.

Os jogos têm uma componente desportiva e lúdica e o espectáculo desta noite nos Barreiros vai contar a história da primeira cidade construída pelos portugueses fora do território continental.
Uma oportunidade para saberem um pouco mais sobre a capital da Região. Já Brazão de Castro lançou o repto aos filhos dos emigrantes portugueses para aproveitarem os jogos escolares para estreitaram relações com os jovens madeirenses ao longo desta semana. África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, França, Namíbia, Reino Unido e a Venezuela fazem-se representar com três atletas cada, enquanto a Bélgica trás apenas um atleta. Uma representação pequena mas muito representativa da diáspora madeirense espalhada pelo mundo, desde países onde vivem muitos milhares de madeirenses até pequenas comunidades de emigrantes lusos.

Festival de Abertura da Festa do Desporto Escolar

19h30
• Início animação
19h50
• Sorteio de prémios patrocinados pelas empresas apoiantes da Festa do Desporto Escolar.
20h45
• Desfile das Equipas/Escolas
21h30
• Espectáculo Gímnico "500 - Funchal"
• Acender da Chama Olímpica
• Hinos da Região e Nacional
• Declaração Oficial da Abertura da festa
22h15
• Espectáculo Musical com Vânia Fernandes, Denisa Silva e Luís Sousa.
23h00
• Encerramento, in JM 06/05/08