ë
Secretário da Educação enaltece papel dos alunos na alimentação em casa
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Filhos educam boca dos pais A «Estamos a dar o passo final, os alunos estão a influenciar os pais no que consomem em casa». A constatação é de Francisco Fernandes, secretário regional de Educação e Cultura, que ontem esteve na abertutra da iniciativa que reune anualmente desde há cinco anos os alunos das escolas onde se servem bufetes saudáveis. As crianças, nos primeiros anos de vida, segundo o secretário, seguem a alimentação sugerida pelo médico-pediatra, mas depois começam a comer o que os pais comem. A ideia é que «os pais comecem a comer o que os filhos comem», mas «sem fundamentalismos». Estas declarações foram feitas ontem, no piquenique anual que reune várias dezenas de alunos, representantes de 22 escolas do 2º e 3º ciclos da Região e que estiveram nos jardins do Lido para a festa que acontece desde há três anos.Para Francisco Fernandes, esta iniciativa é «um conjunto de objectivos associados», que envolvem alimentação, uma amostra de que as escolas se envolvem nestas iniciativas, um alerta sobre as questões da obesidade e a necessidade da educação alimentar como forma de combater a obesidade. Há também, para o secret«ario, um aspecto importante: «o de mostrar, com estas iniciativas, que há um conjunto de ementas que podem subsistir com produtos regionais». Isso tem acontecido «nas escolas, nas cantinas e nos bufetes e que queremos, agora, mostrar publicamente». JM 30/04/09
Filhos educam boca dos pais
A «Estamos a dar o passo final, os alunos estão a influenciar os pais no que consomem em casa». A constatação é de Francisco Fernandes, secretário regional de Educação e Cultura, que ontem esteve na abertutra da iniciativa que reune anualmente desde há cinco anos os alunos das escolas onde se servem bufetes saudáveis. As crianças, nos primeiros anos de vida, segundo o secretário, seguem a alimentação sugerida pelo médico-pediatra, mas depois começam a comer o que os pais comem. A ideia é que «os pais comecem a comer o que os filhos comem», mas «sem fundamentalismos».
Estas declarações foram feitas ontem, no piquenique anual que reune várias dezenas de alunos, representantes de 22 escolas do 2º e 3º ciclos da Região e que estiveram nos jardins do Lido para a festa que acontece desde há três anos.
Para Francisco Fernandes, esta iniciativa é «um conjunto de objectivos associados», que envolvem alimentação, uma amostra de que as escolas se envolvem nestas iniciativas, um alerta sobre as questões da obesidade e a necessidade da educação alimentar como forma de combater a obesidade. Há também, para o secret«ario, um aspecto importante: «o de mostrar, com estas iniciativas, que há um conjunto de ementas que podem subsistir com produtos regionais». Isso tem acontecido «nas escolas, nas cantinas e nos bufetes e que queremos, agora, mostrar publicamente».
JM 30/04/09
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home