<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/5143368114323322539?origin\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Lançamento do livro «Uma história feita de sonhos»

terça-feira, 21 de setembro de 2010
«Uma história feita de sonhos» é como Francisco Fernandes descreveu ontem o livro que escreveu para assinalar o 100.º aniversário do Club Sport Marítimo.

Intitulado “Os sonhos do Maravilhas” o livro, feito em banda desenhada, conta a história do Marítimo desde a sua criação (a 20 de setembro de 1910) até aos nossos dias. Com ilustrações de Roberto macedo Alves e Valter Sousa, a obra conta com algumas páginas de passatempos relacionados com história da autoria de Raúl Pestana.
In: Jornal da Madeira 21 de Setembro de 2010.

 
 

ë Centenário da República em exposição

sábado, 18 de setembro de 2010
A Implantação da República, que a 5 de Outubro deste ano se assinala o 100.º aniversário, terá direito a uma exposição na Universidade da Madeira (UMa), em colaboração com a Comissão Nacional para as Celebrações da data histórica.

"A exposição encontra-se organizada por 'roll ups' e por diversos temas, que "Aborda o período entre os finais do século XIX, com a divulgação das ideias republicanas e a eleição do segundo deputado republicano às Cortes da Monarquia pela Madeira, o Dr. Manuel de Arriaga, a implantação da República em 1910 e as diversas fases por que passou até à implantação do Estado Novo, com a República Nova de Sidónio Pais e a revolta da Madeira de 1931".

Exposição estará patente ao público até final de Setembro, com entrada livre.

 
 

ë Lançamento da obra "O Bazar Alemão"

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"A escritora Helena Marques lançou ontem o romance "O Bazar Alemão" na Fnac Madeira. A obra foi apresentada pelo professor Rui Carita, que enalteceu a obra desta lisboeta, filha de madeirenses, que cresceu e viveu na ilha até 1971.

“O Bazar Alemão” é o mais recente livro de Helena Marques, que volta a ter como pano de fundo a Madeira, para abordar as relações difíceis que elementos da comunidade alemã de origem hebraica mantinham com compatriotas seus, em vésperas da Segunda Guerra Mundial.

A escritora explicou que tudo começou com a leitura de um trabalho de investigação de Anne Martina Emonts, docente do Departamento de Estudos Alemães da Universidade da Madeira, que tinha sido enviado pela irmã mais velha, artigo esse que «gostei imenso, e tudo partiu daí».

Apesar dessa base, admitiu que este livro «exigiu muita pesquisa, muito trabalho, mas ajudou-me o facto de eu ter tido uma tia avó casada com um alemão, e os filhos dessa tia, os meus primos, foram muito educados num ambiente alemão [...]"
In: Jornal da Madeira. - 10/09/2010.