<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5143368114323322539\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira3.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com/\x26vt\x3d2953827995889710580', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Lançamento da obra "Será que sou neto da bruxa?"

quinta-feira, 29 de abril de 2010
O escritor e jornalista madeirense José Viale Moutinho apresenta a obra 'Será que sou neto da bruxa?', hoje, a partir das 16 horas, junto à autarquia de Santa Cruz, no espaço dedicado à Feira do Livro que decorre no âmbito do Município da Cultura 2010.

Fonte: DN 29/04/2010

 
 

ë BPR comemora o Dia Mundial do Livro

sexta-feira, 23 de abril de 2010
Biblioteca oferece livros aos novos 31 leitores
A Biblioteca Pública Regional vai comemorar hoje o Dia Mundial do Livro com uma série de iniciativas que vão permitir ao visitante não ficar só a conhecer o espaço, mas também a exposição que montou para assinalar a efeméride e que retrata um pouco o mundo da literatura mundial. Além disso, agraciará os primeiros 31 novos leitores com a oferta de um livro.
Instalada à entrada da biblioteca, a exposição montada no passado dia 19 de Abril e que será hoje visitada pelo secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, está aberta ao público em geral e tem como título “Quem deixou entrar Ali Babá, a Cigarra e a Andorinha Sinhá”.
Fazendo um percurso pelas obras lidas no ensino básico e que integram o Plano nacional de Leitura, esta mostra ficará patente ao público até ao dia 19 de Maio e já começou a ser visitada por diversas escolas da Região, as quais, mediante marcação prévia, podem não só ver a exposição mas também participar nas actividades do Serviço Educativo promovidas pela biblioteca.
Segundo a directora daquele espaço, Maria da Paz Azeredo, (cuja entrevista pode ser na íntegra na ediçãod e hoje da revista Olhar), a ideia desta mostra é «motivar para a leitura de obras de interesse curricular e simultaneamente divulgar os fundos documentais da BPR».
Desde as fábulas de Esopo aos contos de Jorge Amado, passando pelo “Principezinho” de Antoine Saint-Exupéry, esta exposição transporta para o presente histórias ainda hoje vivem na memória de muitos adultos.
É o caso do livro “O Principezinho” que nesta mostra tem lugar de destaque ao contar com alguns dos objectos que integram a colecção pessoal de Francisco Fernandes, inteiramente dedicada à obra publicada em 1943 por Antoine Saint- Exupéry.
Para além dos escritores já mencionados, esta exposição contempla ainda nomes como António Sérgio, Aquilino Ribeiro, Hans Christian Andersen, Swift, marguerite Youcenar, Mário de Carvalho e Ernest Hermingway.
Tal como já foi referido no início deste texto, ainda integrado nas comemorações do Dia Mundial do Livro, a BPR vai oferecer a partir de hoje um livro às primeiras 31 pessoas que se inscreverem como novos leitores na biblioteca.
Além deste «gesto simbólico», como explicou a directora, a BPR estará excepcionalmente aberta no próximo domingo, dia 25 de Abril, das 09h30 às 18h00, com uma programação dirigida a todas as idades.
Os mais novos poderão assistir ao filme “O Panda do Kung Fu” (11 horas) e à “hora do conto” com “O namoro do Rafa Girafa” (15h00). Durante esta última actividade, os pais estão convidados a integrar uma visita orientada à sala de leitura geral com uma explicação pormenorizada dos espaços e serviços da biblioteca, bem como uma visita guiada à exposição que está no hall de entrada do edifício.
Fonte: JM 24/04/2010

 
 

ë Livro marca aniversário da Biblioteca de Câmara de Lobos

terça-feira, 20 de abril de 2010
"Por ocasião do primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, oficialmente inaugurada a 3 de Maio de 2009, será editada uma compilação de poemas de Joaquim Pestana que se encontravam dispersos por várias publicações periódicas, num trabalho da autoria do historiador Nelson Veríssimo.

Nascido a 24 de Dezembro de 1840 na vila de Câmara de Lobos, o poeta Joaquim Pestana, que escreveu em jornais regionais, nacionais e até internacionais, neste último caso, no Brasil, viria a falecer no Funchal a 6 de Fevereiro de 1909 [...]".
Fonte: DN 20/04/2010
Foto: In Concelho de câmara de Lobos

 
 

ë Tapetes florais, exposição da Flor e animação de rua marcam o início do evento "Festa da Flor 2010"

quinta-feira, 15 de abril de 2010
O evento começa com a inauguração de uma exposição sobre uma das flores indígenas da região, o massaroco, uma outra de espécies variadas, a construção de tapetes florais e o início da animação com diversos grupos folclóricos que vão percorrer a baixa da cidade.

A secretária regional do Turismo, Conceição Estudante, fez eco da mensagem anunciada pelo presidente do Governo, Alberto João Jardim, logo após a catástrofe, que esta festa seria o momento para "assinalar a capacidade da população da Madeira de recuperação, de toda a sua força e garra".

O objectivo é que a Madeira possa "afirmar-se perante o mundo como exemplo de tenacidade e capacidade de recuperação e reconstrução", afirmou.

Acrescentou que foi tudo preparado para nesta ocasião a região poder "recuperar da perspectiva que foi transmita de prejuízo por uma imagem de total operacionalidade e funcionalidade enquanto destino turístico e de total recuperação da imagem de marketing que é de beleza, a natureza e encanto".

Os pontos altos do programa são, sábado, a construção do 'Muro da Esperança' por milhares de crianças que na Praça do Município nele colocam uma flor depois de desfilarem pela capital e o cortejo alegórico (domingo) que integra mais de 1300 pessoas distribuídas por nove grupos, que será assistido por várias entidades e figuras públicas, entre as quais o primeiro-ministro, José Sócrates, que se desloca de propósito para este evento.

O programa é inspirado no Ano Internacional da Biodiversidade, decorre subordinado ao tema "Terra" e os madeirenses foram convidados a colaborar para que "toda a cidade do Funchal se apresente decorada e vestida de flores".

As sondagens efectuadas pela secretaria do Turismo madeirense apontam para uma taxa de ocupação hoteleira na ordem dos 85 por cento.
Fonte: DN15/04/2010

 
 

ë Lançamento da obra "Sombra em Clave de Sol" (1999)

Joaquim Evónio lançou segunda edição de livro
“Sombra em Clave de Sol” (1999), do escritor madeirense Joaquim Evónio, foi ontem apresentado pelo autor e pelo presidente da Associação de Escritores da Madeira, no Centro cívico de Santa Maria Maior. A segunda edição do livro foi ontem lançada na freguesia de onde o autor é natural, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia, Alberto Casimiro. Ao JM, Joaquim Evónio salientou que quis apresentar a segunda edição da obra «na minha terra». Actualmente a viver em Lisboa, o madeirense disse que é muito importante a um escritor manter as raízes vivas.

 
 

ë Mostra documental sobre CMF no Arquivo Regional da Madeira

terça-feira, 13 de abril de 2010
"Com o objectivo de promoção dos fundos incorporados, o Arquivo Regional da Madeira (ARM) promove mais uma mostra documental na Sala de Leitura, que estará patente até ao dia 28 de Maio.

A exposição é dedicada à Câmara Municipal do Funchal (CMF), com destaque para as incorporações de documentação no ARM, entre 2007 e 2009.

"São 215 anos de história contemporânea municipal e regional, condensada neste acervo. Uma mais-valia para a historiografia regional, na investigação de temas da vida social, económica, política, cultural e até do quotidiano", acrescenta [...].

A Sala de Leitura do Arquivo Regional da Madeira está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h45, e aos sábados, das 9h30 às 15 horas".
Fonte: JM 13/04/2010

 
 

ë Actividades propostas pela Biblioteca de Câmara de Lobos em Abril

quarta-feira, 7 de abril de 2010
Prestes a comemorar o primeiro ano nas novas instalações (3 de Maio) e os 30 anos de serviço, a Biblioteca de Câmara de Lobos oferece durante este mês uma série de actividades tendo como ponto central o livro. Depois do Dia do Livro Infantil, que coincidiu com o feriado, a 23 o espaço vai celebrar o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor.

Na programação deste mês, de destacar o ciclo de cinema 'Do Livro ao Filme', com filmes baseados em livros conhecidos do público. 'Chocolate', 'O Diário da Nossa Paixão' e 'As Minas do Rei Salomão' são apresentados às terças-feiras, pelas 15 horas, com entrada livre para o público em geral.

Paralelamente, está a decorrer a campanha de troca de livros 'Os Livros Também se Reciclam', que decorre desde a passada segunda-feira e até ao dia 3 de Maio, aberta a todos quantos queiram participar.

Abril é também mês de exposições, com destaque para a 'Livros da Minha Vida', onde os utentes podem encontrar testemunhos de figuras conhecidas sobre algumas obras que consideram marcantes. A exposição abre no dia 12 de Abril e fica patente também até 3 de maio. No mesmo espaço estará até ao final de Abril uma mostra bibliográfica subordinada ao Dia da Mãe.
Fonte: DN 07/04/2010