<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5143368114323322539\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira3.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira3.blogspot.com/\x26vt\x3d2953827995889710580', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Nova direcção da Associação de Escritores da Madeira

quinta-feira, 31 de julho de 2008
[...]"A AEM foi constituída no dia 15 de Março de 2001 no primeiro cartório notarial do Funchal. E nos estatutos da instituição constam a defesa da especificidade da escrita regional no âmbito da literatura portuguesa e no quadro das Regiões ultra periféricas, a promoção e a divulgação da escrita da Região Autónoma da Madeira, o estabelecimento de laços culturais e de cooperação com os países de língua Portuguesa da Diáspora e ainda aproximar através de parcerias e divulgação os escritores madeirenses junto o das câmaras municipais, escolas e demais instituições numa cooperação contínua.

Elenco Directivo
- Octaviano Correia (presidente)- João Dionísio (vice - presidente)- José Viale Moutinho (secretário)- Urbelino Ferreira - Dídio Ramos - Zina Abreu (vogais)

Assembleia Geral- Rui Nepomuceno (presidente)- João Luis Rodrigues (vice -presidente)- Zita Cardoso (secretária)".

 
 

ë Poeta saudado pela CMF

quarta-feira, 30 de julho de 2008
"Foi uma singela e informal homenagem, como o desejou o próprio poeta, mas ficou como acto de saudação e de reconhecimento da autarquia a José Agostinho Baptista, considerado como uma das vozes mais originais da moderna poesia portuguesa e que, durante longos anos, se manteve ausente da ilha.

A Madeira, porém, manteve-se como uma constante presença ao longo da sua obra, e isso mesmo foi salientado pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, numa alocução em que procurou ser "o mais sintético possível, e também o mais sincero", no acto de homenagem ao poeta, que ontem decorreu no Salão Nobre da CMF" [...].
Fonte: DN 30/07/08

Etiquetas:

 
 

ë “Histórias” em bilingue

terça-feira, 29 de julho de 2008

"Higina A. Gonçalves da Guia, autora de livros infanto-juvenis, em bilingue (Português e Inglês), esteve ontem na Escola Básica de Santa Cruz, onde falou das suas obras para uma plateia de meninos e meninas.


Hoje, a escritora, nascida na Madeira mas a residir há mais de 30 anos na Califórnia, Estados Unidos da América, desloca-se à Biblioteca Municipal de Santa Cruz, para mais um encontro literário, agendado para as 10h00.

Nesta iniciativa, voltará a abordar o universo infantil das suas duas publicações, intituladas "Ganhar Coragem - Winning Courage" (lançado na Madeira, na Casa da Cultura de Santa Cruz, em 2004) e "Sapatos de Lona -Tennis Shoes" (também já apresentado na Região, em Machico, em Outubro de 2005). A escritora, cuja fonte de inspiração para a escrita partiu da troca de experiências com os seus dois filhos (John e Gina), prepara um novo livro, também em bilingue, o qual será lançado nos Estados Unidos ainda este ano".
Fonte: JM 29/07/08

 
 

ë Nova direcção da Associação de Escritores da Madeira (AEM)

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Lutar pela especificidade da Literatura e da Cultura Madeirenses, sem esquecer que estamos inseridos numa realidade muito mais vasta — a da Litertaura Portuguesa — é um dos objectivos da nova direcção da Associação de Escritores da Madeira (AEM). Segundo Octaviano Correia, que na próxima quinta-feira toma posse como presidente da Associação Escritores da Madeira, os autores madeirenses, cerimónia marcada para as 16h00 de quinta-feira, na sede da associação, na Rua Latino Coelho, no Funchal. Fonte: JM 28/07/08
Ver mais...

 
 

ë A antologia "Tio, Ilha, Anonas e Estrelas#

sexta-feira, 25 de julho de 2008
"A antologia "Tio, Ilha, Anonas e Estrelas" (uma selecção de textos do autor madeirense Ernesto Leal, escolhidos por António Fournier) foi ontem lançada no Teatro Municipal, com a presença do antologiador, do vereador da CMF, Pedro Calado, e do secretário regional da Educação, Francisco Fernandes.

António Fournier enfatizou o carácter 'sui generis' deste escritor madeirense, "que viajou pelo mundo, como militar de carreira", mas que "dedicou sempre uma atenção especial à Madeira, sua pátria afectiva".


Na perspectiva de Fournier, Ernesto Leal destacou-se por ser "um 'outsider', um livre-pensador", que cultivou "uma visão periférica das coisas", dado que, conforme disse, "era, por natureza, um viajante, um solitário". Pedro Calado confirmou que será dado o nome deste escritor a uma rua do Funchal, ainda não escolhida.

E Francisco Fernandes enalteceu a qualidade dos livros publicados na 'Colecção Funchal 500 Anos". Na ocasião, dois actores do TEF representaram um dos contos, 'O Homem Que Comia Névoa".
Fonte: DN 25/07/08

Etiquetas: , ,

 
 

ë José Agostinho Baptista homenageado pela CMF

quinta-feira, 24 de julho de 2008
"O poeta madeirense vai ser homenageado pela Câmara Municipal do Funchal, numa cerimónia que irá decorrer ao meio-dia do próximo dia 29 do corrente mês (terça-feira) nos Paços do Concelho. A sessão deverá ser presidida pelo edil funchalense, Miguel Albuquerque.

Conforme apurámos junto do próprio, José Agostinho Baptista apenas pediu que o evento tenha um carácter o mais informal possível, e que lhe seja permitido não fazer uso da palavra, na ocasião. Atitudes que correspondem ao habitual desejo de discrição que costuma caracterizar a postura deste poeta.
José Agostinho Baptista comentou esta homenagem, considerando-a "um reconhecimento público de uma obra cujos caminhos passaram sempre pela Madeira". Questionado sobre se esta distinção camarária surge em tempo oportuno, o poeta comentou: "Nunca é tarde... ", e desvalorizou a questão temporal, "se mereço agora, se merecia mais cedo, se mereceria depois...

Por mim, fico satisfeito, contente... Não tenho nenhum compromisso com ninguém, só tenho a agradecer".


Fonte: DN 24/07/08

Etiquetas: ,

 
 

ë Lançamento da antologia de contos de Ernesto Leal

quarta-feira, 23 de julho de 2008
Decorre amanhã, quinta-feira, "o lançamento pelas 18h00, no Teatro Municipal Baltazar Dias, do livro “Tio, Ilha, Anonas e Estrelas”, de Ernesto Leal.

Trata-se de uma antologia de contos organizada por António Fournier e editada pela “Funchal 500 Anos”. Na ocasião, será feita uma leitura representada do conto “O Homem que Comia Névoa” pelo TEF".

O escritor Ernesto Sérgio Jaime Leal, nasceu no Funchal, Ilha da Madeira, em 9 de Setembro de 1913. Viveu na ilha até aos 11 anos, após os quais foi para Lisboa. Faleceu em 2005. O último número da revista "Margem" é inteiramente dedicado ao escritor madeirense Ernesto Leal.
Fonte: Jornal da Madeira e Blog BMF

 
 

ë Joana Aguiar lança livro 'O Dia Antes da Eternidade"

terça-feira, 22 de julho de 2008

Decorreu ontem, a sessão de lançamento do livro "O Dia Antes da Eternidade" de Joana Aguiar, finalista do ensino secundário, que no lançamento do seu primeiro livro conseguiu encher completamente de público o átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Pedro Calado, vereador da CMF, João Henrique Silva, director da DRAC, Edgar Aguiar, administrador da empresa 'O Liberal' (que edita o livro, com o apoio da DRAC) e Jorge Moreira, presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária de Jaime Moniz, além da professora Fátima Marques, foram incansáveis nos elogios às qualidades da jovem autora, bem como aos méritos dos seus pais e da escola onde finaliza agora os estudos secundários.

Apesar de alguns referirem tê-la aconselhado a amadurecer a escrita, consideraram este livro prenúncio de outros mais maduros. A autora falou de inquietações criativas e da pulsão de deixar algo escrito para a posteridade.

Etiquetas: ,

 
 

ë Ilustrações de livro em exposição na CMF

"Na sequência do lançamento recente do livro infanto-juvenil "Madeira - Arca de Tesouros", de Fátima Veríssimo, que tenta sensibilizar as crianças para a temática ambiental, foi ontem inaugurada uma exposição no átrio da Câmara Municipal do Funchal.

A mostra é constituída por ampliações das ilustrações contidas no livro, da autoria de quatro profissionais dos serviços camarários, nomeadamente Elisabete Henriques, Eugénio Santos, Nélia Susana e Sónia Dória.

Em declarações ao DIÁRIO, Nélia Susana considerou uma boa ilustração "fundamental" para ajudar a captar a atenção das crianças para um conto. "É claro que o texto é uma prioridade", referiu, "mas este livro vive essencialmente da ilustração, para complementar a história".


Ver mais...
Fonte: DN 22/07/08

Etiquetas: , ,

 
 

ë CARDOSO, Agostinho Gabriel de Jesus - Pioneiro

segunda-feira, 21 de julho de 2008
Na Luta contra a tuberculose ou na defesa de medidas de protecção à velhice, Agostinho Cardoso foi, sem dúvida, um homem à frente do seu tempo.

Médico dedicado Agostinho Gabriel de Jesus Cardoso nasceu no Funchal, freguesia de São Pedro, em 1908. Filho do tenente Domingos João Cardoso, fundador da 'sopa dos pobres', e de Maria da Natividade de Jesus Cardoso, passou a infância e a juventude na Madeira até que decidiu estudar Medicina na Universidade de Lisboa. António Almada Cardoso, o único filho entre os dez que escolheu a profissão do pai, diz não saber nem quando nem porquê surgiu o interesse de Agostinho Cardoso pela Medicina. Talvez por ter vivido os anos da juventude numa época em que havia muitos casos de tuberculose ou simplesmente por ter conhecido alguém ou um familiar que morreu da doença, refere. Mas, conjecturas à parte, a verdade é que em plena década de 20 do século passado, Agostinho Gabriel deixou a Madeira e rumou a Lisboa para se tornar médico. Em 1932, conclui a licenciatura e complementa o curso com uma especialização em Medicina Sanitária e um estágio nos serviços do Professor Lopo de Carvalho que então dirigia a Assistência Nacional aos Tuberculosos (ANT). Hoje, o edifício do Campo da Barca passa despercebido para muitos. Por entre as árvores do pequeno jardim, há quem se lembre de passar manhãs ou mesmo dias inteiros nas filas que se formavam à espera de fazer o teste da tuberculina ou para levar a vacina BCG (contra a tuberculose) ou fazer a microrradiografia.
Há vinte ou trinta anos, esta era uma prática habitual e não havia quem falhasse à chamada. As vacinas tinham de estar em dia para as matrículas e para quem ia para a faculdade era obrigatório apresentar os pulmões 'limpinhos' na radiografia. Mas, mesmo nesta altura, em que as vacinas e as provas ainda eram aplicadas no edifício do Campo da Barca, quando os técnicos ainda iam às escolas para que nenhuma criança deixasse de ser rastreada, o nome 'Dr. Agostinho Cardoso', que aparecia em letras gordas na fachada do centro, era uma incógnita para a maioria. O médico, que ainda hoje é considerado um dos pioneiros da pneumotisiologia (tratamento das doenças pulmonares e respiratórias) na Região, nasceu há cem anos e faleceu há quase 30, mas os seus 'ensinamentos', a forma como encarava a luta contra a tuberculose e as bases que implementou em termos de prevenção e tratamentos e de organização de serviços ainda hoje se mantêm quase inalteradas. Prova de que estava muito à frente do seu tempo.

Ver mais...

 
 

ë Lançamento do livro "Crónica de Uma Revolução"

quinta-feira, 17 de julho de 2008
Hoje a partir das 18 horas, no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, à Rua 5 de Outubro, 78., cerimónia pública de lançamento do livro "Crónica de Uma Revolução. A Madeira e a Revolução Liberal", um estudo histórico da autoria de António Loja, numa edição da 'Funchal 500 Anos'.

 
 

ë Lançamento do livro "Diálogo Sem Palavras"

quarta-feira, 16 de julho de 2008
"Chama-se 'Diálogo Sem Palavras - Relação Afectiva e o Processo Educativo' o livro de Dulce Luís, que será apresentado amanhã, às 16h30, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Com prefácio de Eduardo Sá, a obra procura reflectir sobre a importância das relações afectivas e a forma como estas podem ou não influenciar o desenvolvimento da criança.

Baseado no primeiro capítulo da sua tese de mestrado, a autora pretende proporcionar aos pais algumas ferramentas para melhor desempenharem as suas funções de primeiros e principais educadores e simultaneamente oferecer um instrumento de trabalho e reflexão para todos os profissionais envolvidos no processo de educar, refere a educadora.

Este é o primeiro livro de Dulce Luís, natural de Câmara de Lobos e destacada neste concelho. O conteúdo aplica-se a esta realidade, mas também a muitas outras e a outras crianças.

A autora do livro do Diálogo Sem Palavras - Relação Afectiva e o Processo Educativo é educadora de infância e Mestre em Filosofia - Especialização em Bioética, pela Universidade Católica.

Presentemente desempenha funções de Directora na EB1/PE de Câmara de Lobos".
Fonte, DN - 16-07-08

Etiquetas: ,

 
 

ë Catarina de Bragança (1638-1705)

segunda-feira, 7 de julho de 2008
Obra da autoria de Joana Almeida Trony, não traça apenas uma biografia, salientando «a integração da infanta na política de legitimação e consolidação da dinastia de Bragança», e revela outras facetas da mulher que introduziu o protocolo do chá em Inglaterra.

Sinopse
"Este estudo apresenta uma abordagem a uma importante figura da Época da Restauração: D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão. À luz da renovação metodológica que tem vindo a ser operada nos temas afectos à história da mulher, contextualiza-se e define-se a sua importância política, social, religiosa e cultural nas cortes inglesa e portuguesa de seiscentos e setecentos.

Procura-se dimensionar o seu real contributo no círculo da Família Régia portuguesa, analisando as redes de parentesco e a relevância do seu casamento com Carlos II de Inglaterra, o qual alcançou um peso elevado no tabelado político internacional.

Analisa-se a rede de relações e contactos portugueses constituídos em redor da consorte inglesa e que tornaram compreensível o seu lugar na corte de Carlos II, e, por outro lado, a sua actuação em Portugal, [...]".

 
 

ë Lancamento do livro "Catedral"

quinta-feira, 3 de julho de 2008
Salvador Vaz da Silva lançou o livro "Catedral", no Madeira Shopping, no espaço público entre a Livraria Bertrand e a FNAC.

O advogado lisboeta narra nesta obra (cujos direitos de autor revertem na totalidade para o Instituto Português de Oncologia) a sua luta contra o cancro que lhe foi diagnosticado em Outubro de 2007. A partir dessa data, criou um blogue pessoal, onde foi publicando textos agora reunidos no presente livro, que surge com a chancela da Prime Books.